RIO DE JANEIRO/RJ

RIO DE JANEIRO/RJ
Meu Lugar no Mundo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Artigo Revista Cosems/RJ: Fisioterapia em Vassouras

Desde sua implantação, em 2009, Serviço de Fisioterapia de Vassouras
já realizou mais de 8 mil atendimentos

Em janeiro de 2009, a Secretaria Municipal de Saúde de Vassouras efetivou a inserção do Serviço de Fisioterapia. O projeto de implantação da fisioterapia foi incorporado ao Plano Municipal de Saúde pelo Secretário de Saúde do município, Altair Paulino de Oliveira Campos, propiciando um novo veículo de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde em Vassouras.

Para Altair, a princípio, a inclusão de profissionais fisioterapeutas nas equipes da Estratégia de saúde da Família (ESF) contribuiria para fortalecer a integralidade no SUS, uma vez que o envelhecimento progressivo de nossa população associado à realidade epidemiológica demonstram que as doenças e agravos não transmissíveis (DANTS) representam a maior causa de óbito e morbidade em nosso país. Deste modo, muitas dessas condições tornam necessário um maior acesso da população aos serviços prestados pela fisioterapia.

A inclusão de fisioterapeutas nas equipes da ESF atende aos pressupostos da Política Nacional de Atenção Básica e hoje o serviço do município conta com oito fisioterapeutas que têm como meta propiciar atendimento aos usuários das 14 Unidades Básicas de Saúde e mais seis subunidades. “A nossa meta descrita no Plano Municipal de Saúde, é fixar um profissional fisioterapeuta por Unidade de Saúde, pois é grande a demanda em nosso município e a atuação da fisioterapia é fundamental para recuperar funções e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes crônicos e acamados”, afirma o secretário municipal de saúde.

Planejamento, controle e organização são centralizados no Núcleo de Fisioterapia

O Serviço de Fisioterapia não se limita à Atenção Básica e tem abrangência atendendo na média e alta complexidade, obedecendo as diretrizes do Ministério da Saúde e os seus indicadores de saúde. Desde julho de 2009, quando foi implantado, até novembro de 2010, o programa já realizou mais de 8.300 atendimentos.

Seguindo o projeto inicial de implantação do serviço, elaborado pela Coordenadora Maristela Antunes Nogueira de Araujo e sob sua responsabilidade, criou-se o Núcleo de Fisioterapia. O Núcleo é o centro de planejamento, controle e organização de todo o Serviço de Fisioterapia empregado no município. Este realiza o controle e avaliação dos atendimentos domiciliares encaminhados pelos médicos das ESF, faz o cadastramento dos pacientes encaminhados ao serviço ambulatorial, autoriza os atendimentos e realiza a triagem dos pacientes encaminhando-os os ambulatórios conveniados que atualmente conta com os ambulatórios de Fisioterapia do Hospital Universitário Sul Fluminense e do Hospital Eufrásia Teixeira Leite, ambos localizados no centro de Vassouras. Cabe, também, ao Núcleo de Fisioterapia, a elaboração e o desenvolvimento de programas de ações em saúde e atividades comunitárias.

Cobertura de todo o Município de Vassouras

Nas ações da ESF, desde o mês de julho de 2009 até este mês de setembro de 2010, a assistência cobriu todo o município, atendendo 261 usuários acamados ou que apresentam alguma deficiência motora. Os pacientes recebem atendimento duas vezes na semana sendo que 75% destes pacientes ainda encontram-se em atendimento, pois o paciente crônico necessita de tratamento contínuo, existindo ainda uma grande demanda reprimida a espera de assistência. Os procedimentos realizados neste mesmo período somam 7.972.

Os atendimentos domiciliares contam com o emprego de alguns aparelhos de eletroterapia que foram comprados pela Secretaria Municipal Saúde. São aparelhos de TENS (Estimulação Elétrica Neural Transcutânea) que têm como principal objetivo a retirada ou diminuição da dor, o que vem a facilitar a execução dos exercícios na cinesioterapia.
Júlia Vitória de Jesus sendo atendida pela fisioterapeuta Dra. Daniela
da Silva Jardim. “A fisioterapia é muito importante na vida da
minha filha. Na escola as professoras elogiam o trabalho feito
pela fisioterapia ao conseguir uma melhora postural e maior
concentração”, afirma a mãe da paciente

O paciente psiquiátrico com fratura de colo de fêmur, Sérgio Luis Correa e Castro afirma que melhorou muito com o tratamento em casa. “Hoje sinto minha mente melhor, estou mais animado, já consigo sentar e movimentar minhas pernas”, afirma. “Nestes atendimentos domiciliares vi o quanto a fisioterapia foi importante em minha recuperação, pois foi com a ajuda dela que voltei a fazer as coisas que costumava fazer antes da doença”, afirma a paciente Rosa de Lima Sales.
Paciente Osvaldo recebendo tratamento
pelo Dr. Welter da Cunha

Todos os procedimentos realizados são lançados em BPA-I (Boletim de Produção Ambulatorial-Individualizado) e posteriormente registrados no SIA/SUS. “Os profissionais são muito bem recebidos pelos pacientes. Alguns aguardam a visita do fisioterapeuta com bastante ansiedade. Observamos melhoras não apenas no físico e funções do paciente, mas também em seu emocional, o que contribui bastante para a sua melhora”, declara a coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Maristela Antunes Nogueira de Araujo.

Fazem parte da equipe os fisioterapeutas Alexsandro Marques Amancio, Bruno Guimarães Salles, Daniela da Silva Jardim, Fábio Nascimento Fernandes, Fabio Labanca Brandão, Marcos Vinícius Barroso da Silva, Maristela Antunes Nogueira de Araujo e Welter da Cunha Mendes.

Revista Cosems Dez/2010

Um comentário:

  1. ola boa noite, gostaria de saber se você teria como me fornecer um modelo para implantação de um serviço de fisioterapia, pois estou meio perdida e gostaria de fazer algo mais organizado.
    obrigada
    Evelyne

    ResponderExcluir