RIO DE JANEIRO/RJ

RIO DE JANEIRO/RJ
Meu Lugar no Mundo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ESF MELLO AFONSO-TABAGISMO

O TABAGISMO E O RIM..
O fumo é a maior causa de morte evitável e mata mais do que a AIDS, acidentes, drogas e homicídios juntos. No Brasil estima-se que ocorram 125.000 mortes a cada ano por doenças associadas ao fumo. Portanto, a cada 5 minutos morre um brasileiro como conseqüência do tabagismo.

Embora, só recentemente tem-se dado especial atenção ao efeito do tabagismo sobre o rim, vários estudos realizados em pacientes portadores de diferentes nefropatias tem apontado para os efeitos nocivos do tabagismo no funcionamento renal. Por exemplo, existe um risco aumentado de perda de proteína urinária em pacientes portadores de diabete melito insulino dependente e não insulino dependente fumantes; em pacientes com nefropatia diabética já estabelecida, a velocidade de progressão da doença é maior nos pacientes fumantes, também nas doenças renais não relacionadas ao diabete melito observou-se evidencias dos efeitos deletérios do cigarro na função renal.

Senão bastasse o efeito deletério do cigarro sobre a função renal, há uma inequívoca associação entre o tabagismo e o câncer dos rins.

Fonte: Estratégia de Saúde da Família-Vassouras/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário